Histórico

O “Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação” foi instituído pelo Decreto nº 1.884-R, de 15 de julho de 2007, ocasião em que se realizou a primeira edição. Nessa estreia, o Prêmio teve as seguintes categorias: I- Compromisso com a qualidade das aprendizagens; II- Desenvolvimento da Cidadania; e III- Redução do Nível de Evasão Escolar. 

Já para a 2ª edição, realizada no ano seguinte, as categorias foram: I – Educação Inclusiva; II – Parceria Família – Escola; III – Educação Ambiental; IV – Práticas Inovadoras da Alfabetização; e V – Redução do abandono/evasão escolar  

Na 3ª edição, houve uma mudança, nas categorias, que passaram a ser subdivididas em temas: I – Categoria Boas Práticas do Professor: Temas: 1. Utilização de Tecnologias na sala de aula; 2. Temas Contemporâneos; e 3. Práticas Inovadoras de Leitura, escrita e ensino da matemática; II – Categoria Boas Práticas da Gestão Escolar: Temas: Redução do Abandono/Evasão Escolar; 2. Parceria Família/Escola; 3. Gestão de Serviços e Recursos. Essas categorias se mantiveram na 4ª e na 5ª edições, realizadas nos anos de 2010 e 2011, respectivamente. 

Posteriormente, em 2012, ano em que se realizou a 6ª edição, houve alteração nas categorias e, consequentemente, nos temas: I – Categoria Boas Práticas do Professor: Temas:1. Utilização de Tecnologias na sala de aula; e 2. Temas Contemporâneos; II – Categoria Boas Práticas do Pedagogo: Temas: 1 – O Pedagogo no Cotidiano; e 2 – O Pedagogo e a Avaliação na Escola; III – Categoria Boas Práticas do Gestor Escolar: Temas: 1. Gestão Pedagógica; e 2. Gestão Administrativa. Essas mesmas categorias e temas vigoraram nos anos seguintes, na 7ª, 8ª e 9ª edições. 

Em 2016, na 10ª edição, as categorias e os temas permaneceram praticamente os mesmos. No entanto, houve uma importante alteração: a inclusão dos coordenadores de turno no público-alvo da premiação. Assim, a Categoria II configurou-se da seguinte forma: Categoria Boas Práticas do Pedagogo ou Coordenador de Turno: Temas: 

1 - O Pedagogo no Cotidiano Escolar; e O Coordenador de Turno no Cotidiano Escolar. As outras categorias e os outros temas não tiveram modificação em relação à edição anterior. No ano seguinte, na 11ª edição as categorias e os temas se mantiveram os mesmos. 

Em 2018, na 12ª edição, uma novidade foi a divisão por etapas da categoria que premiava os professores que atuavam em sala de aula, trazendo, então, na Categoria Boas Práticas do Professor os temas: 1. Professor no Cotidiano Escolar: Ensino Fundamental; e 2 - Professor no Cotidiano Escolar: Ensino Médio. As outras categorias permaneceram conforme a edição anterior. 

Na 13ª edição, em 2019, a Categoria I - Boas Práticas do Professor permaneceu com os temas vigentes. Porém, tivemos mudanças nas outras categorias, que foram configuradas da seguinte forma: II - Categoria Boas Práticas do Pedagogo e do Coordenador Pedagógico Tema - O Pedagogo e o Coordenador Pedagógico no Cotidiano Escolar; III - Categoria Boas Práticas do Gestor Escolar e do Coordenador de Turno: Tema 1 - Gestão Pedagógica; e Tema 2 - Gestão Administrativa. 

Em 2020, em virtude da pandemia da Covid-19 não foi possível realizar a premiação. Por isso, a 14ª edição abarcou projetos desenvolvidos nos anos de 2020 e 2021. Nessa edição houve importante modificação, com a premiação dividida em apenas duas categorias, contemplando diferentes profissionais da escola: I – Boas Práticas para a Sala de Aula; e II – Boas Práticas da Gestão Escolar. 

 

Todas as edições premiavam os autores dos relatos de prática vencedores e também as escolas nos quais os projetos haviam sido desenvolvidos. No entanto, a partir da14ª edição, somente os autores passaram a ser premiados. Outra alteração significativa diz respeito ao processo de seleção dos finalistas, que passou a contemplar participantes de todas as superintendências regionais em ambas categorias, conferindo mais representatividade ao prêmio. 

 

Desde a 1ª edição do Prêmio Sedu em 2007, até sua 15ª edição, em 2022, houve um avanço significativo em sua realização, tanto do ponto de vista das categorias, quanto da própria premiação. O progresso também pode ser observado no nível dos trabalhos inscritos e nos reconhecidos resultados atingidos com a disseminação das práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas pelos profissionais da educação em busca de aprimorar o aprendizado dos alunos. 

 

O gráfico a seguir, mostra a evolução no número de inscrições ao longo de sua história: